CORK

CORK

Cork situa-se na República da Irlanda e, a seguir a Dublin, é a maior cidade. Cork encontra-se na província de Munster e no condado de Cork, sendo a maior e principal cidade destes dois. 

Apesar de ser a segunda maior cidade da Irlanda pode-se reparar que é bastante rural, pouco movimentada e bastante tranquila. Esta cidade é banhada pelo rio Lee, o que a torna ainda mais emblemática.  Não é necessário passaporte para lá chegar, apenas o cartão de cidadão. 

Desde Portugal, a opção mais rápida e barata é desde Faro onde se podem encontrar voos diretos com a duração máxima de 2h30. Para quem partir do Porto ou Lisboa terá, quase sempre, de realizar uma escala. Por ser uma região pouco procurada, os preços podem variar desde os 100 euros até aos 300 euros dependendo, também, da época. A companhias aéreas que mais realizam viagens para cork, e mais em conta, são: Ryanair, Aer Lingus, Easyjet. 

 

COMO SAIR DO AEROPORTO?

O aeroporto encontra-se bastante perto do centro da cidade. Pode- se deslocar até à estação Cork airport (a 50m do aeroporto) e apanhar um autocarro. Até ao centro da cidade existem 3 paragens (Cork Airport B´ness Park; Farmers Cross; Cork Airport Road), finalmente a última paragem, perto da Câmara Municipal de Cork (o Cork City Hall), é Eglinton Street. Este serviço é realizado pela empresa de autocarros Bus Éireann. 

ATRAÇÕES TURÍSTICAS GRATUITAS

O centro da cidade é facilmente percorrido num dia a pé e em cada canto pode descobrir um encanto. Ao longo da cidade vai encontrar imensas igrejas e arquitetura para contemplar. 

San Finbar - Um dos monumentos mais célebres em Cork.

Mercado Inglês - É outra atração que vale a pena ser visitada, é aqui que pode desfrutar de alguma comida típica da cidade.

Crawford Art Gallery - Totalmente gratuita, onde é possível aprender um pouco mais sobre a história e Arte Greco-Romanas, enquanto que o piso de cima se prende mais com a arte religiosa. 

Elizabeth Fort - Um castelo com um marco na história da Irlanda, pois representa a independência da mesma.

Cork City Hall - Câmara Municipal de Cork com uma belíssima arquitetura bem no centro da cidade;

Rua St. Patrick’s Bridge até Grand Parade - Ótimo para fazer umas compras e tomar um café. 

Fitzgerald Park - Se apanhar dias de sol este é um parque ótimo para desfrutar de uma bela tarde em família.

Cork Public Museum - Muito perto do parque mencionado anteriormente é um museu sobre a história e identidade da cidade de Cork.

Todas as atrações mencionadas anteriormente facilmente são percorridas de bicicleta desde o centro da cidade, não havendo necessidade de alugar um carro ou andar de autocarro. 

Mais retirado de Cork, mas que ainda assim vale a pena, e facilmente pode lá chegar de autocarro são: 

Cobh - Uma cidadezinha imperdível e com imensa história, sabia que foi esta cidade a última paragem do titanic antes de naufragar? As casinhas coloridas do local rendem fotografias incríveis!

St. Colman’s Cathedral - Uma catedral imperdível, de cortar a respiração; possui uma arquitetura poderosíssima, muito imponente e num local envolvente maravilhoso.

Ballycotton - Calce umas boas sapatilhas e embarque numa deslumbrante caminhada no Cliff Walk, perto da praia com vistas incríveis.

 

 

NÃO GRATUITAS MAS QUE VALEM A PENA

Butter Museum -  É uma boa atividade para se realizar, que mostra a história da manteiga na Irlanda do Sul de uma maneira muito interessante, com muitos artefatos e exposições .

Horário: das 10:00 ás 16:00. Aberto todos os dias.

Preço: 4 Euros e para Estudantes fica a 3 Euros.

Shandon Bells - É outra belíssima igreja que pode parar para contemplar e se quiser entrar para tocar os sinos e desfrutar de uma paisagem de 360 graus.

Horário: 2ªfeira a Sábado  das 10:00 ás 16:00 e Domingo das 11:30 ás 16:00.

Preço: 6 Euros e para Estudantes fica a 5 Euros.

Franciscan Well Brewery - Cervejaria onde se realizam tours e os preços rondam os 12 euros por pessoa.

O’Conaill Chocolate - Em que cada chocolate quente pode rondar os 3.50 euros;

Blarney Castle - Conhecido pela tradição em que todos os turistas beijam, de ponta cabeça, a pedra da eloquência. 

Horário: das 9:00 ás 17:00. Aberto todos os dias.

Preço: 16 Euros e para Estudantes fica a 13 Euros.

 

Titanic Experience Cobh - Um museu super emocionante localizado na antiga cidade chamada Queenstown, porto onde saíram, pela última vez antes de naufragar, passageiros a bordo do titanic.

 

Nota: Em todas as atrações os estudantes, jovens ou idosos têm descontos e existem sempre pacotes familiares.

 

 

ONDE DORMIR?

Gabriel House GuestHouse - Preço incrível com pequeno almoço incluído, embora mais retirado do centro (1.1 km do centro). Fica a  79 euros por noite e com classificação de 8.9 no booking. 

Maranatha Country House - Esta opção fica a 9km do centro, em blarney. Possui uma excecional classificação de 9.3 no booking e fica por 83 euros por noite com pequeno almoço incluído.

Jurys Inn Cork - Bem no centro da cidade, com vista incrível para a mesma.  Fica a 189 euros por noite com pequeno almoço incluído. Classificação de 8.5 no booking. 

 

ONDE COMER?

The Oliver Plunkett - Boa comida, serviço rápido e os preços a rondar entre os 15 e os 20 euros. À noite tem música ao vivo, um ambiente fantástico típico Irlandês. 

Quinlans Seafood Ba - Um restaurante onde a especialidade é marisco, os preços rondam entre o 10 e os 20 euros.

 

Gallaghers Gastro Pub - Um pub, mas a comida é excelente. Com música ao vivo e um ambiente incrível. Atendimento simpático e rápido. Tem opções vegan, sem glúten e vegetarianas. 

                                                                                                                                                   CONTRIBUTO DE Juliana Cardoso
 

  • Instagram